sábado, 20 de agosto de 2011

Resumo 9º ano


Resumo 9º ano.
Aspectos socioeconômicos da Ásia.

A agropecuária e a exploração dos recursos naturais são atividades fundamentais para a economia asiática, sobretudo nos países subdesenvolvidos, porque uma parcela significativa da população do continente mora no campo, espaço que concentra as atividades do setor primário. Portanto economicamente a maior parcela da PEA desempenha atividades do setor agropecuário. Como a criação de gado na capital do Tadjiquistão a mais pobre nação das que compunham a ex-União Soviética.  
No setor agrícola o cultivo do arroz é uns dos mais importantes produtos do continente podem afirmar que: arroz é plantado no sistema de monoculturas, sendo realizados vários plantios ao longo do ano.
Um dos países de maior destaque na Ásia é a China que possui um peculiar processo de desenvolvimento.  A economia desse país, apesar de manter uma política socialista, do ponto de vista econômico a China abriu seu mercado aos investimentos estrangeiros. Nesse sentido, isso pode ser comprovado pela própria existência das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs).
A atividade industrial chinesa e indiana desempenha importante papel para a economia do continente asiático. Dentre outros fatores, Índia e China desempenham papel significativo no cenário internacional, pois correspondem juntos a dois quintos do emprego mundial e a praticamente um terço das atividades de serviços terceirizados.
Uma das conseqüências do acelerado crescimento do setor terciário no continente é o aumento da população urbana.
A Ásia é um continente repleto de contrastes, pois o continente se caracteriza pela pluralidade cultural e religiosa, por uma história marcada pelas grandes civilizações e por apresentar paisagens diversificadas. Essa diversidade gerou um  conflito entre árabes e israelenses no Oriente Médio que tem  sua origem na disputa entre árabes e judeus por um território. Após a Segunda Guerra Mundial, a comunidade internacional, motivada pelo drama do holocausto nazista, dividiu o então protetorado britânico da Palestina em dois Estados: um para os judeus e outro para os árabes, que haviam ocupado a região no século VII. A comunidade árabe se negou a aceitar a criação do Estado de Israel, iniciando um conflito que continua até os dias atuais.
Vegetação e climas asiáticos.
O sudeste asiático apresenta climas equatoriais e tropicais, com florestas abundantes. É formado apenas por países insulares, como a Indonésia e o Timor Leste.
O sudoeste asiático apresenta climas equatoriais e sua vegetação é desértica.
O nordeste asiático apresenta um clima frio continental e sua vegetação é a Taiga, por conta do frio.
O norte asiático apresenta clima temperado e uma vegetação de altitude.



OBS.um país insular é um Estado independente cujo território é composto de uma ilha ou grupo de ilhas. Geralmente não possuem fronteiras terrestres

Nenhum comentário:

Postar um comentário