sábado, 20 de agosto de 2011

Resumo 1º ano


1º ano Ensino Médio.
Em 1912 o cientista Alfred Lothar Wegner apresentou uma tese, onde o mesmo relatava que havia um deslocamento continental. Essa tese virou uma teoria chamada de deriva continental. E isso ocorre, pois ao se moverem as placas tectônicas ocasionam dois movimentos o de divergência – as placas tectônicas afastam-se umas das outras e o movimento de convergência – as placas tectônicas se aproximam, sendo pressionadas umas contra as outras. A tectônica de placas, assim chamado o movimento das placas tectônicas é classificado em movimentos divergentes, convergentes, e também de movimento conservativos.
* Nas regiões de encontro das placas divergentes que aparecem em zona de afastamento entre duas placas oceânicas- o magma é expelido para a superfície (no caso, o fundo do oceano) e transformado em rocha, constituindo de cada lado uma nova borda.
* Nas regiões de encontro das placas convergentes há choque entre duas placas oceânicas, uma mergulha sob a outra e forma-se uma fossa; quanto à convergência ocorre entre uma placa oceânica e uma continental, a oceânicas mergulha em direção ao manto, e, no continente, há o levantamento de montanhas; se há convergência entre duas placas continentais uma penetra sob outra, resultando em terremotos e dobramentos.
* Nas regiões de encontro das placas conservativas podem surgir entre duas placas e mantêm, mas os deslocamentos, horizontais e paralelos entre si, provocam terremotos e deformação de rochas.
Essa movimentação da crosta desafia os geólogos, temos como exemplo o sul da áfrica que se desloca e sobe 1000 metros sobre o nível do mar, pesquisadores sugeriram então a existência de um esguicho de lava subterrâneo empurrando o planalto africano de baixo para cima,pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra.
A crosta Terrestre é formada por três tipos de rochas as magmáticas as metamórficas e as sedimentares. Das três formações rochosas a magmática da origem a rochas intrusivas e extrusivas.
*intrusiva a rocha se resfria lentamente agrupando vários minerais perceptíveis a olho nu.
*extrusiva a rocha se resfria com muita rapidez, assim não dá para perceber nenhum mineral.
As rochas são muito importantes para o estudo da geologia, pois através das rochas os pesquisadores descobrem o tempo geológico, ou seja, a cronologia das eras. O tempo geológico é medido em era, são três eras existentes:
·         A Paleozoica-que significa vida antiga.
·         A mesozóica- que significa vida média.
·         A cenozóica- que significa vida nova.


                                                                           Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário