sábado, 20 de agosto de 2011

Resumo 6º ano


Climas e vegetações no Brasil.

Massas de ar são grandes porções atmosféricas que adquirem as características de temperatura e umidade das áreas de origem. As massas de ar que atuam no Brasil e seus centros de origem se relacionam da seguinte forma:
·         Equatorial continental-seu centro de origem é na Amazônia e suas características são quentes e úmidas.
·         Equatorial atlântica – seu centro de origem é no Atlântico Norte, próximo ao arquipélago de Açores, na África e suas características são quente e úmida.
·         Tropical atlântica - seu centro de origem é no Atlântico Sul, próximo ao Trópico de Capricórnio, e suas características são quentes e úmidas.
·         Tropical continental - seu centro de origem é na Depressão do Chaco (Paraguai) e suas características são quentes e secas.
·         Polar atlântica - seu centro de origem é no Oceano Atlântico, ao sul da
Argentina e suas características são frias e úmidas.

Existe uma grande diferença entre tempo e clima. Clima- para ser definido é necessário um estudo de no mínimo 30 anos para ser definido. Já o tempo é um situação momentânea das condições atmosféricas em determinado lugar.É comum ouvirmos frase do tipo:
 “Hoje está chovendo em São Paulo.” Essa frase esta relacionada ao conceito de tempo já que se refere a determinadas características de temperatura, pressão atmosférica, umidade e ventos em certos momento e lugar

Os principais elementos climáticos são temperatura, precipitação e pressão atmosférica.
O clima influencia na escolha dos lugares para viver, no tipo de cultivo, nos costumes, na alimentação, no modo de vestir, entre outros aspectos.

Fatores climáticos.
            
Dentre todos os fatores climáticos o que mais contribui para a diminuição da temperatura  é a altitude.mesmo que exista uma cidade na mesma latitude, se uma delas estiver na altitude maior sua temperatura ira ser menor.
O clima determina o tipo de vegetação existente em diferentes regiões. A vegetação do clima subtropical (sul do País) é mata de araucária, a vegetação do clima tropical semi árido (nordeste e parte norte do sudeste do país) é a caatinga, a vegetação do clima equatorial (Norte do país) é a Floresta amazônica e no clima tropical (sudeste do país) é a mata atlântica.
E essa regra se dá no mundo inteiro, exemplos disto são:
·          As florestas boreais – típicas das zonas temperadas – são formações homogêneas, com o predomínio de pinheiros.
·          A tundra que é formada por musgos, liquens e umas poucas plantas rasteiras.
·         As pradarias ocorrem em áreas de baixa pluviosidade e são formadas basicamente por gramíneas, mas também podem apresentar alguns arbustos.
        Os diferentes clima mais a vegetação, são responsáveis pelas variedades de espécies animais existentes em determinados locais, exemplo disso é a região situada entre as duas maiores bacias da America do sul, a Amazônica e a do Prada. Essa região tem inundações próprias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário