quarta-feira, 17 de agosto de 2011

resumo 7º ano


Industrialização da região sudeste.


Os imigrantes foram precursores no processo de industrialização do Brasil. Na época, quase dois terços da população paulista era composta de imigrantes. Eles eram mais preparados para a atividade industrial porque muitos já haviam sido operários e boa parte deles chegava ao Brasil com algum dinheiro
A industrialização no Brasil se deu, em maior grau, em áreas onde a infra-estrutura era mais eficiente, ocasionando uma concentração das indústrias e dos serviços ligados a ela. Portanto essa concentração industrial ocorreu na região Sudeste e se deve, em parte, ao capital acumulado pelos cafeicultores, revertido na construção da infra-estrutura básica para a instalação da indústria. Portanto podemos afirmar que a origem do avanço do setor industrial na região sudeste está ligada à economia cafeeira
O Brasil possui cinco regiões, e a mais industrializada é a região sudeste. Essa região é formada por quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
A ocupação da região Sudeste ocorreu através de alguns fatores como:
·         Através da descoberta de ouro e de pedras preciosas em áreas do atual estado de Minas Gerais no século XVII
·         E decadência da agricultura canavieira na região Nordeste.
·         Com o desenvolvimento da cafeicultura no século XVIII.
Com o grande crescimento populacional e com a instalação de grandes indústrias automobilística no país, o governo passou a priorizar o transporte rodoviário partir da década de 1950.
As indústrias localizadas na região denominada Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, foram atraídas principalmente pela oferta de minérios, principalmente o de ferro. Favorecidas pela existência de grandes jazidas minerais na região, as siderúrgicas mais importantes do país foram instaladas no sudeste e a principal mineradora é o quadrilátero ferrífero.


OBS: Pesquisar  os biomas da região sudeste,com fotos.






Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário