sábado, 20 de agosto de 2011

Resumo 2º ano


2º ano Ensino médio.
Existem características que tornam o Oriente médio um lugar com caráter próprio. Características essas como: A riqueza de petróleo, a predominância de climas áridos e semi áridos, a diversidade étnica, religiosa e cultural; a existência de ódio secular e inúmeros conflitos e o fato de ser o berço das três religiões monoteístas. (aceitam apenas a existência de um único Deus.)
Além disso, o oriente médio também é considerado como um ponto estratégico, pois este localizado entre os três continentes do velho mundo, Europa, Ásia e África, alem disso a região é ponto de passagem, pois são rotas de comercio entre países e continentes.
O emaranhado de culturas, religiões e interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia, Europa e África, gerou muitos conflitos como: A Guerra do Líbano, o conflito Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo, a guerra dos seis dias, a primeira intifada entre outras.
Dentre tantos conflitos e guerras, duas foram marcantes uma pelas imagens forte como a primeira intifada, conhecida como revolta das pedras, que chocou o mundo quando crianças e jovens palestinos atacavam soldados israelense usando pedras como armas. E a outra era o conflito árabe-judeus, as causas do conflito árabe judeu estão na rivalidade étnica e religiosa e na disputa pelo território da palestina. O problema de uma população sem território - os refugiados palestinos - que surgiu com a criação do Estado de Israel. Essa região era disputada pelos árabes e também pelos judeus que com o fim da 2º guerra mundial, milhares de judeus perseguidos pelo nazismo também se instalaram na Palestina.Visando uma melhora foi criado a OLP (organização para a libertação da Palestina), que tinha como objetivo a criação do Estado da Palestina.
Neste período muitos países fizeram acordos com Israel, o único país que não assinou nenhum acordo de paz foi a Síria que se manteve neutra.
Na década de 80 o petróleo era uma riqueza disputada por muitos países existindo até um anking onde a União Soviética e os Estados Unidos produziam juntos mais de um terço de toda a produção; o Reino Unido, a Venezuela e a China eram três grandes produtores dessa fonte de energia; o Canadá e a Nigéria estavam entre os dez maiores produtores dessa fonte de energia. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário