sábado, 20 de agosto de 2011

Resumo 8º ano


8º ano.
Estados Unidos.
A região Nordeste apresenta industrialização antiga e tradicional e é conhecida como cinturão industrial, em razão da grande concentração de fábricas. Destacam-se as indústrias siderúrgica, química, metalúrgica, automobilística e eletrônica.
Na região da costa do Pacífico, está localizado o vale do Silício, que conta com a presença de indústrias de alta tecnologia, principalmente de informática e de telecomunicações.
Na formação do território norte-americano podemos caracterizar os períodos da seguinte forma:
Século XVI- Chegada dos europeus à América do Norte.
Século XVII- Conquista e colonização do território.
 Século XVIII- Declaração da Independência dos Estados Unidos e Constituição das Treze Colônias, núcleo inicial que deu origem aos Estados Unidos.
Século XIX - Guerra de Secessão e Expansão territorial para o Oeste.
Após o fim da Primeira Guerra Mundial, as indústrias estadunidenses passaram por um período de crise, com demissões em massa e diminuição no processo produtivo. Foi criado então um plano chamado de New Deal onde o objetivo era que o governo interviesse por meio de uma série de medidas que visavam recuperar o crescimento e diminuir os problemas sociais vigentes.
Alguns fatores contribuíram para que os Estados Unidos se tornassem uma potência militar, como por exemplo
·         A participação no financiamento da reconstrução dos países europeus destruídos pela
Primeira Guerra Mundial;
• A participação na Segunda Guerra Mundial, que garantiu que o país se tornasse potência hegemônica, ao lado da União Soviética;
• A dissolução da União Soviética, em 1991.

Canadá e México.

O processo de colonização e formação do território canadense teve a presença de duas culturas européias, britânicos e franceses, portanto o Canadá tem duas línguas oficiais o inglês e o Frances.
“As economias do Canadá e do México estão vinculadas à economia dos Estados Unidos e, de certa forma, são dependentes dela”. Apesar de serem países com economias diferenciadas,
Canadá e México dependem dos Estados Unidos.
Em relação ao Canadá, pode-se afirmar que sua atividade industrial se intensificou no período pós-Segunda Guerra, em virtude de investimentos dos Estados Unidos. Além disso, a indústria canadense é complementar à indústria estadunidense: enquanto a primeira é forte nos setores mais tradicionais (extrativista, têxtil e alimentício), a segunda se destaca nos setores químico, farmacêutico, automobilístico, eletroeletrônico e de máquinas e equipamentos.
Em relação ao México, pode-se afirmar que as relações econômicas com os Estados
Unidos se baseiam na exploração. Na segunda metade do século XX, os Estados Unidos instalaram suas indústrias no México, atraídos por mão de obra e matérias-primas baratas e pelos inúmeros incentivos fiscais. As indústrias maquilladoras são um exemplo dessa relação.
A economia mexicana pode ser classificada de três modos:
*haciendas - Propriedades extensas, que empregam grande quantidade de mão de obra e são pouco mecanizadas.
 *migração de transumância- Movimento de migração para um país vizinho com a finalidade de trabalhar durante determinada época do ano. O regresso ao país de origem ocorre após o término do trabalho.
* indústrias maquilladoras - Indústrias estabelecidas na fronteira com os Estados Unidos, com o objetivo de ampliar o parque industrial mexicano. Elas recebem peças dos Estados Unidos, montam o produto final e o exportam para esse país. Possuem um custo baixo de produção, transporte e mão de obra.

Um comentário: