quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Resumo 3º ano

3º ano do ensino médio.
Reservas minerais brasileiras.
O Brasil é um dos países de maiores reservas e maior produção mineral no mundo atualmente isso se dá por conta da existência de grande variedade de estruturas geológicas de diferentes idades associado ao gigantismo de seu território.
Os minerais são classificados em dois tipos os minerais metálicos e os não metálicos.
·         Os minerais não metálicos são recursos não renováveis, isto é, que não podem ser repostos pela natureza, esses materiais são muito abundantes na natureza, já os metálicos são difíceis de ser encontrados, pois em sua composição tem que conter o metal.
De todos os tipos de minerais, entre metálicos e os não metálicos, o único que o Brasil necessita importar de forma substancial é o carvão mineral, o pais não apresenta reservas em quantidade suficiente para atender o mercado interno além da baixa qualidade do carvão brasileiro (muitas impurezas)
 Outro mineral encontrado no Brasil é a bauxita, e as áreas de ocorrência deste minério se encontram em Poços de Caldas, mas as suas maiores jazidas se localizam no Vale do Rio Trombetas, na Amazônia e na Serra da Mantiqueira.

O extrativismo e os recursos minerais no Brasil

 O Brasil possui uma grande produção de sal marinho, tendo como destaque o Rio Grande do Norte e a região litorânea do Rio de Janeiro
 A retirada dos recursos minerais é uma atividade que degrada o meio ambiente, um exemplo dessa degradação é o antigo morro de Serra Pelada.
 O mais importante mineral metálico do Brasil é o ferro. Além de abundante e de excelente qualidade, é responsável por grande parte das divisas geradas da pauta de exportação brasileira as duas áreas de maior importância de exploração de ferro no país e o Quadrilátero Ferrífero Localizado em MG e Serra dos Carajás localizada no Pará. Carajás é o centro de mineração mais importante do Brasil,e nas ultimas décadas a única ferrovia de grande porte construído no Brasil,transporta para esse centro, o minério de ferro, o ouro e o manganês. Essa ferrovia se dirige até o porto de Itaquí, no Maranhão.
Referente a exploração de petróleo como combustível e outras matérias primas sempre são destacados pontos negativos e positivos como:
·         Os aspectos positivos - o petróleo hoje é matéria-prima básica para uma infinidade de indústrias oferecendo subprodutos variados. As tecnologias desenvolvidas e utilizadas atualmente resultam na fabricação de produtos com preços muito competitivos.
·         Os aspectos negativos - o uso do petróleo residem no fato de ser uma fonte esgotável além dos impactos ambientais causados


                                                                        Bom estudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário